Twitter Facebook YouTube

Seminário Internacional sobre Direito do Trabalho

Os eventos do CEDES sempre são excelentes! São gratuitos e contam com a participação de eminentes juristas nacionais e internacionais.

Não percam!

http://www.cedes.org.br/inscricao/

III Ciclo de Conferências da Defensoria Pública

O Ciclo de Conferências ocorre a cada 2 anos em todo o estado com o objetivo de identificar as principais demandas da sociedade civil, debater coletivamente políticas públicas e definir diretrizes para a atuação da Defensoria. O ciclo de conferências é composto por Pré-Conferências Regionais e a Conferência Estadual.
O III Ciclo terá início em maio de 2011. Serão realizadas 22 Pré-Conferências e a Conferência Estadual, onde se debaterá o conjunto de propostas apresentadas nos encontros regionais. A Conferência adota uma metodologia de trabalho participativa, que valoriza os mecanismos de interação entre os Defensores Públicos e a sociedade civil, representada por meio dos delegados eleitos nas Pré-Conferências.
Neste ano, a Conferência Estadual será realizada na Câmara Municipal de São Paulo, nos dias 12 e 13 de agosto.

http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=5331

Veja como está a votação sobre União Homoafetiva

Maioria dos Ministros vota pela validade da União Homoafetiva:

http://www.stf.jus.br/portal/principal/principal.asp

Procurando estágio?

Site com vagas das maiores empresas do país:

http://www.vagas.com.br/

Direito de Protestar

Juiz nega pedido de indenização a professor da UnB

"O meio universitário deve ser utilizado também para questionamentos de ideias e atitudes, incluindo-se aí os métodos de ensino utilizados pelos mestres." A frase foi usada pelo juiz Álvaro Luiz Chan Jorge, do 3º Juizado Especial Cível de Taguatinga, no Distrito Federal, ao julgar improcedente ação proposta por professor da Universidade de Brasília contra três alunos que fizeram manifestação durante uma aula. Cabe recurso.
Segundo o juiz, hoje, as universidades no país enfrentam desafios. "Essencial a constante discussão acerca das atividades de ensino, para que haja o seu melhor aproveitamento e atinja a plena eficácia e eficiência no aproveitamento dos meios que dispõe, sejam materiais ou humanos, aí compreendidos alunos e mestres", considerou.
No início deste ano, o professor Neander Furtado Silva entrou com ação contra os alunos, pedindo indenização por danos morais. Ele alegou que, em 14 de julho de 2010, os estudantes "invadiram" o ateliê onde ele dá aulas e fizeram uma manifestação, amontoando cadeiras e fixando cartazes pelo local. Tudo isso, diz o professor na ação, seria uma represália ao fato de um procedimento administrativo não ter tido sucesso.
Já os estudantes, defendidos pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, sustentaram o direito de liberdade de expressão e negaram ter ofendido o professor.
Parafraseando comentário feito por um dos professores que atuaram como testemunha no processo, o juiz afirmou que "a manifestação em sala utilizada pelos réus, por meio de empilhamento de cadeiras e carteiras, é a linguagem do arquiteto, uma vez que desorganizaram o espaço ali existente". "Decerto, caso fossem do curso de jornalismo, lançariam um manifesto escrito para se manifestarem", completou o juiz.
Álvaro Chan Jorge considerou, ainda, que a manifestação feita pelos alunos foi pacífica, em horário de almoço, quando há pouco movimento no local, e não houve dano material à universidade. Para o juiz, o que os estudantes Mariana Bomtempo, Luiz Eduardo Sarmento Araújo e Lívia Silva Brandão fizeram foi exercer o direito à liberdade de expressão, questionando os métodos de ensino adotados pelo professor.
Depois de serem processados, os alunos resolveram entrar com pedido contraposto, ou seja, a condenação do professor pelas críticas "ferrenhas" após a manifestação. O juiz também julgou o pedido improcedente. "Aquele que se julga apto a criticar e se manifestar propalando a crítica, deve também suportar o caminho de volta, qual seja, que também seja criticado", disse o juiz.
A briga de professor e alunos ganhou bastante repercussão em Brasília. Kakay, que foi estudante da Faculdade de Direito da UnB, embora criminalista, decidiu assumir a defesa dos três estudantes. Lembrou da época em que foi diretor do Centro Acadêmico, ainda no tempo que o país vivia o regime militar. A crítica, lembra, era necessária.
Clique aqui para ler a decisão.
Fonte Boletim Conjur

Sugestões para o Plano Plurianual

INTERNAUTAS PODEM DAR SUGESTÕES PARA O PPA 2012 – 2015

IMPRENSA - 27/04/2011 17:24


Os cidadãos paulistas contam a partir de hoje [27] como uma nova ferramenta para participação popular durante o processo de elaboração do PPA [Plano Plurianual] 2012 – 2015.

Ao acessar o Portal do PPA, no site da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, os internautas poderão enviar sugestões para formatação do Plano Plurianual, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas do Governo Paulista para os próximos quatro anos.

O PPA compreende centenas de programas e ações em áreas como desenvolvimento social, gestão pública, desenvolvimento regional, infraestrutura, logística e transportes e desenvolvimento econômico.

Para participar, basta que o internauta indique a região administrativa onde reside e a Secretaria de Estado ou área relacionada com a sugestão ou opinião. Cada cidadão poderá realizar quantas sugestões forem necessárias, repetindo o processo.

Acesse o portal do PPA aqui.

A participação popular no processo de elaboração do PPA deverá ser enviada até o dia 27 de maio. Todas as sugestões serão avaliadas pelos técnicos das Secretarias de Estado envolvidas na elaboração do documento.

O processo de elaboração do PPA segue até agosto, quando o governo de São Paulo encaminhará à Assembléia Legislativa o projeto de lei com todas as diretrizes do planejamento estadual para os próximos quatros anos. Na Assembléia Legislativa, o PPA será discutido e receberá as contribuições dos parlamentares.
 

STF Julga hoje a União Homoafetiva

Neste instante está iniciando o julgamento. Postarei mais tarde a decisão.

IMPORTANTE: 1 FORUM DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA ADVOCACIA DO INTERIOR

Em 27 de maio de 2011, a partir das 13horas, na Casa do Advogado de São José dos Campos, ocorrerá o I Fórum de Gestão e Desenvolvimento da Advocacia do Interior.

Trata-se de um encontro entre os advogados sobre as mudanças que ocorreram na Advocacia nos últimos 10 anos, principalmente a introdução de técnicas de Administração nos Escritórios como meio essencial à prosperidade do Advogado e como isso é refletido e adaptável ao Advogado do Interior.

Foram convidados todos os Presidentes das Subseções do Vale do Paraíba e Litoral, bem como nossos Conselheiros regionais. Os palestrantes são de renome, entendidos e experientes no assunto. No final do evento, será proposta a criação de um Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Advocacia do Interior - GEDAI, para que a nossa Advocacia esteja em permanente adaptação e, assim, permaneça competitiva e valorizada.

As inscrições para o nosso evento logo estarão disponíveis pelo site http://www.oabsjc.org.br/, mas até lá podem ser feitas pelo preenchimento da ficha de inscrição que estou enviando em anexo, remetendo-a para o e-mail http://br.mc1100.mail.yahoo.com/mc/compose?to=saojose.campos@oabsp.org.br. Peço aos que realmente forem ao evento que se inscrevam rapidamente, pois estamos limitados a 150 lugares.

Disponibilizei as informações também no blog Advocação <http://www.advocacao.blogspot.com/.>

O mail-list da OAB de São José será disparado até sexta-feira.

Estou muito feliz por essa realização e gostaria que todos participassem. São palestras raras e versam sobre esse outro lado que o Advogado necessita dominar para obter satisfação profissional: a Administração.

Plesbicito podem ser municipais - Você sabia?

A Justiça Eleitoral de Embu (SP) promove, neste domingo (1º/5), um plebiscito sobre a alteração do nome do município para Embu das Artes. Cerca de 170 mil eleitores devem votar das 8h às 17h. Conforme prevê a Constituição, a participação é obrigatória.
Os eleitores responderão à pergunta: “Você é a favor da alteração do nome da cidade de ‘Embu’ para ‘Embu das Artes’?”. A opção será feita na urna eletrônica por meio da digitação 55, para sim, ou 77, para não, seguida da tecla “confirma”. Também haverá a possibilidade do voto branco ou nulo.
Ao todo, serão 71 locais de votação e 494 urnas eletrônicas, sendo uma urna por seção eleitoral. Haverá três mesários em cada mesa receptora de votos, totalizando quase 1,5 mil convocados. Quem não comparecer terá 20 dias para justificar a ausência, ou seja, até 21 de maio. A resolução e o calendário para o plebiscito foram aprovados na sessão plenária de 10 de fevereiro.
De acordo com a Justiça Eleitoral de Embu, o plebiscito está estimado em R$ 135.419 e os custos serão arcados pela municipalidade. Embu fica a 28 quilômetros da capital e pertence à região metropolitana de São Paulo. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo


Fonte: http://www.conjur.com.br/2011-mai-01/embu-faz-plebiscito-alteracao-nome-cidade-neste
 
© Adriana Cecilio - Advocacia - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: ID Serviços.
Agilidade, Eficiência e Transparência.
imagem-logo