Curso na Oficina Municipal

Datas: 25.07, 26.07, 27.07, 28.07, 29.07.2011
Área: Cidadania e Política
Tema: Partidos Políticos
Duração: 5 aulas
Carga horária: 10h
Público-alvo: Para todos os cidadãos interessados em política, conscientes da necessidade da informação para o pleno desenvolvimento da democracia. Não existem critérios mínimos para a participação, sendo indicada a conclusão do Ensino Médio.
Objetivos:
Levar ao cidadão o conteúdo mínimo para a compreensão acerca da política de nosso país. Dividido em seis módulos de cinco aulas, torna possível a realização de acordo com as demandas de cada aluno. As aulas são ofertadas em linguagem bastante acessível por mestres e doutores em áreas como Ciência Política, Administração Pública, Sociologia, Economia, Direito, Jornalismo entre outros.
 
parceria
Fundação Konrad Adenauer
investimento
1 pessoa: R$ 25,00
inscrição até 25.07.2011
26 vagas
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 13 vagas.

Fazer inscrição
programa completo
Definição de partidos
25.07.2011, 19:30-21:30
Professor: Humberto Dantas
Os sistemas partidários brasileiros mudam ao longo das décadas. Do sistema do império até o cenário pós-redemocratização tivemos diversas alterações, sendo uma série delas imposta de forma autoritária. Compreender essa história permite um olhar mais preciso sobre a realidade política do país
História dos partidos no Brasil
26.07.2011, 19:30-21:30
Professor: Rodrigo Estramanho de Almeida
Partidos políticos são organizações que lutam pelo poder em eleições. O que pode parecer uma definição mínima varia significativamente ao longo dos séculos e consolida-se nos últimos 150 anos. Entender o que são partidos é fundamental para a compreensão dos objetivos centrais desse módulo.
Aspectos legais dos partidos
27.07.2011, 19:30-21:30
Professor: Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa
Partidos são orientados por uma série de leis e ordenamentos jurídicos capazes de permitir que compreendamos sua fundação, funcionamento e comportamento. Conhecer as principais leis que orientam os partidos e apontar os limites para suas respectivas ações é tarefa central.
Ideologia partidária e ideologia no Brasil
28.07.2011, 19:30-21:30
Professor: Vitor Marchetti
O espectro esquerda e direita ainda pode, segundo diversos estudos, determinar o comportamento dos partidos. No Brasil, existem interpretações capazes de classificar as principais legendas, mas para tanto é necessário que sejamos capazes de compreender o sentido dessa divisão e as principais divisões no cenário partidário nacional.
Coligações e alianças políticas
29.07.2011, 19:30-21:30
Professor: Humberto Dantas
Em eleições, partidos se comportam de formas estratégicas que, no caso brasileiro, representa a busca por parcerias. Parece consensual na ciência política que uma das formas de agir passa pelo estabelecimento de coligações e alianças eleitorais. A dimensão desse universo auxilia na compreensão acerca do comportamento dos partidos numa arena essencial à compreensão dessas organizações: as eleições.
 
coordenador temático
Humberto Dantas
Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor da FAAP e docente visitante da EACH-USP (GPP). Superintendente da Fundação Mario Covas, professor das oficinas de cidadania e política da Oficina Municipal e da Assembléia Legislativa de São Paulo. Conselheiro do Movimento Voto Consciente e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão.
professores
Humberto Dantas
Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor da FAAP e docente visitante da EACH-USP (GPP). Superintendente da Fundação Mario Covas, professor das oficinas de cidadania e política da Oficina Municipal e da Assembléia Legislativa de São Paulo. Conselheiro do Movimento Voto Consciente e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão.
Rodrigo Estramanho de Almeida
Formado em ciências sociais pela Escola de Sociologia e Política, mestrando e coordenador de pesquisa e projetos de extensão da Fundação Escola de Sociologia e Política.
Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa
Advogado, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, especialista em direito eleitoral, político e partidário. Vice-presidente da Comissão de direito eleitoral e partidário da OAB-SP e professor da ESA-OAB em curso sobre temas associados às questões eleitorais.
Vitor Marchetti
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: controle constitucional, poder judiciário, instituições democráticas

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Adriana Cecilio - Advocacia - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: ID Serviços.
Agilidade, Eficiência e Transparência.
imagem-logo