Pós Graduação na USP - Informações

Muitas pessoas já me perguntaram como se dá o processo seletivo para a Pós Graduação na Universidade de São Paulo, para atender essas dúvidas vou prestar alguns esclarecimentos contando com as informações que conheço a respeito.

Bem, em primeiro lugar é importante fazer uma distinção, existem dois tipos de Pós Graduação, a Lato Sensu e a Stricto Sensu. A Lato trata-se de uma especialização em uma determinada matéria. No momento a USP não está oferecendo este tipo de curso, ao menos na área do Direito.

A Pós Graduação Stricto Sensu se divide em Mestrado e Doutorado. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário fazer primeiro o Mestrado depois o Doutorado, você pode fazer apenas o Doutorado se desejar, um independe do outro.

Pelo que sei, a USP não possui essa opção, apenas as Faculdades estrangeiras conveniadas com a USP que oferecem essa possibilidade.

Mas como ingressar na Pós Stricto Sensu?

Bem, o processo seletivo é composto de três fases, a primeira é uma prova de proficiência em uma língua estrangeira, se for Mestrado uma língua, se for doutorado duas. Esta prova é elaborada e aplicada pela FUVEST e é paga.

Pelo que sei, são textos de direito na língua estrangeira escolhida, aproximadamente cinco textos curtos, extraídos de livros, artigos e jornais com opções de múltipla escolha da resposta.

As opções de idiomas são: Inglês, Italiano, Alemão e Francês. Muitos pensam em prestar espanhol, mas esta língua não está entre as aceitas para a prova de ingresso no curso.

Sendo aprovado na prova de proficiência na língua estrangeira esta aprovação é válida por dois anos, caso o candidato não seja aprovado na prova seguinte ou não consiga vaga com o orientador, que é a terceira fase.

A segunda prova é de conhecimentos específicos na área de concentração que você escolhe quando se inscreve. Digamos, eu gosto de Direito Constitucional. Farei prova dentro da área de Direito do Estado, terei que estudar direito administrativo, ciência política, direito constitucional, direito internacional dentre outras disciplinas atinentes a este campo do direito.

Quando você se inscreve, já no edital são indicados os livros que deverão ser estudados para a prova - a lista é bem grande!

No dia da prova é sorteado um ponto, que pode ser de qualquer uma das disciplinas do campo de concentração escolhido. Você deve estar preparado para escrever sobre qualquer uma destas matérias.

Sendo aprovado nesta prova, esta aprovação também é válida por dois anos.

Na terceira fase você precisa apresentar um projeto de pesquisa para o Orientador que você deseja que lhe aceite como orientando. Esta fase, por incrível que possa parecer, é uma das mais complicadas, porque os professores são muito assediados e as vagas são escassas.

Um bom caminho para conhecer um professor e ir se demonstrando um aluno capacitado para pesquisa, ou seja, "uma boa escolha de orientando" é frequentar as aulas do professor que você deseja que lhe oriente.

Há duas formas de participar das aulas. Uma é ir até a secretaria da Pós Graduação, que fica no prédio atrás do Prédio histórico da USP e se informar o dia e horário que o professor está ministrando a sua cadeira.

Vá no horário da aula, chegue cedo, se apresente e peça para assistir. Normalmente o professor permite.

Outra forma (só para quem é formado), é ficar atento ao período de inscrição para "Aluno Especial", geralmente ocorrem no final de janeiro.

Você se inscreve, apresenta a sua documentação, que inclui seu currículo lattes, seu diploma ou certificado de colação de grau e um requerimento solicitando a vaga que você deverá imprimir no site da USP.

São poucas vagas, é difícil entrar desta forma, mas vale a pena tentar. Sendo aceito, você irá cursar a cadeira como aluno regular, contando presença e participando dos seminários, prestará prova no final do semestre da mesma forma que os demais alunos mestrandos e doutorandos.

O que torna interessante esta modalidade é que quando você for aceito como aluno regular, esta cadeira que você já cursou será aproveitada.

O site da Pós Graduação é: http://www.direito.usp.br/pos/informacoes_pos_graduacao_01.php

Navegue e descubra mais sobre a USP.

Espero ter ajudado a dirimir algumas dúvidas mais frequentes!

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Adriana Cecilio - Advocacia - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: ID Serviços.
Agilidade, Eficiência e Transparência.
imagem-logo