Twitter Facebook YouTube

Resumo do CEDES

Colegas,


O Seminário Internacional de Direito do Consumidor, do Centro de Estudos de Direito e Economia o CEDES, foi um grande sucesso.

Painéis riquíssimos, presença numerosa de palestrantes internacionais de grande vulto. Na foto ao lado a mesa de encerramento, ao microfone o Presidente Executivo do CEDES e Reitor da USP, prof. João Grandino Rodas, ao centro o Ministro da Justiça Luis Paulo Barreto e o Presidente da American Bar Association (ABA) dos EUA, Sr. Stephen Zack.

Farei uma breve coletânea de frases colhidas durante os debates:

Sobre o futuro da Advocacia:

"A geração 'facebook' e a geração 'facelifting' (!) precisam se unir e aprender a trabalhar conjuntamente, pelo futuro da advocacia mundial"
S. Zack - Pres. da ABA

Sobre a Resolução 24 da ANVISA que estabelece a necessidade de advertências, em relação ao consumo de determinados alimentos que poderiam estar contribuindo para a obesidade infantil, crescente no Brasil:

"Em um país com 40 milhões de pessoas que passam fome é um desrespeito querer 'avisar' as pessoas, que não devem comer qualquer coisa. As crianças não ficam obesas por causa da comida, mas porque o pais dão mau exemplo e comem demais, permitem que as crianças comam só bobagem e não tem mais controle algum sobre as opiniões dos filhos. Se a criança quiser comer só salgadinho, o pai diz: 'ele só gosta disto, não tem o que fazer', não tem o que fazer porque o pai que não educa o filho, o deixa o dia inteiro em frente a babá eletrônica (televisão). (...)
A ANVISA não regula nesta resolução as frutas por exemplo, mas me digam, se uma criança tomar suco de abacate todos os dias? Vira uma baleia! O problema não é o alimento, o problema é o excesso! Tudo em excesso engorda! (...)
O governo está preocupado? Pois bem, então crie leis que façam com que as comidas de boa qualidade seja baratas! Porque comidas lights, orgânicas, naturais são sempre o dobro do preço. Um pacote de salgadinho é mais barato que o quilo de qualquer fruta!(...)
Nos EUA a primeira dama Michele Obama está realmente preocupada com a obesidade dos americanos. Lançou um projeto com 180 páginas, que determina 5 pilares para modificar hábitos errados dos cidadãos, o nome deste projeto é: 'Projeto para uma geração'.
No Brasil, surge a preocupação, uma agência que não tem competência para regulamentar, mas sim, apenas regular, vai e faz uma resolução fajuta e acham que vai dar tudo certo no final!
Ora faça me o favor!!!"
Dra. Tereza Ancona Lopez - Profa. de Direito da USP

Sobre a crise americana:

"Os consumidores compraram demais, coisas que não precisavam, com dinheiro que não tinham. Se comportaram mal."
Dr. Edward Crane- Advogado

Sobre algumas leis brasileiras:

"No Brasil temos muitas vezes, Direitos Suécos, numa realidade Africana!"
Dr. Ricardo Salles- Advogado.

Por certo ocorreram muitos momentos interessantes, mas que seria por demais extenso, relata-los aqui. Estou a disposição de qualquer colega que tenha curiosidade sobre o evento.

Adriana Cecilio Marco dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Adriana Cecilio - Advocacia - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: ID Serviços.
Agilidade, Eficiência e Transparência.
imagem-logo