Twitter Facebook YouTube

Contribuições Valiosas - Siga estes exemplos, ajudando-nos a tornar o blog cada vez melhor!

Dica da professora Leila:

http://www.migalhas.com.br/home

Este site traz diversas notícias sobre o mundo jurídico, são publicadas diariamente.

Dica na nossa colega Valéria do 4º CMA:

http://pablostolze.ning.com/

Este é o blog do professor de Direito Civil Dr. Pablo Stolze, ele sempre publica diversos artigos e pesquisas muito interessantes relativos a matéria.


Todas as dicas são benvindas!!! Obrigada a professora Leila e a Valéria, assim nosso blog estará cada dia mais interessante!!!

Ficha de Inscrição da Comissão do Jovem Advogado

Colegas,

Já está disponível no e-group a ficha de inscrição da Comissão do Jovem Advogado de São José dos Campos.
O preenchimento é rápido e simples. Responda as questões e encaminhe para: jovemadvsjc@gmail.com , aos cuidados do Dr. Lucas dos Santos Faria, que é o Presidente desta importante comissão da OAB.

Agradecemos ao Dr. Lucas pelo envio da ficha e desde já pela atenção no recebimento dos requerimentos dos alunos da Univap.

TEXTO PROFESSOR FÁBIO KONDER COMPARATO

PALESTRA AMANHÃ NA UNIVAP - CRIMES PASSIONAIS

A Palestrante será a Dra. Luiza Nagib Eluf, procuradora de justiça e autora de diversas obras, dentre elas o consagrado livro: A Paixão no Banco dos Réus.

Segue breve resumo da Obra:

A PAIXÃO NO BANCO DOS RÉUS.
 
A autora relata em seu livro, sua experiência com os casos de crimes passionais contra mulheres, cita casos polêmicos como o de Sandra Gomide, Ângela Diniz, Daniella Perez e outros. Comenta que após o lançamento de seu livro foi procurada por alguns parentes de vítimas e réus, esclarece que todos terão sua chance de fazer suas declarações no próximo livro. ela explica o porquê de os homens matarem suas companheiras e também ensina a decifrar os sinais de Violência antes que ela aconteça. A autora relata em seu livro seu livro que esses crimes são produtos da nossa sociedade, e pior ainda da justiça do nosso país que perdoa mais homens do que os pune. Ainda comenta não tem nada a ver com amor, e sim uma não aceitação a rejeição da parceira, lembrando que para matar, é preciso primeiro desenvolver o sentimento de ódio pela pessoa.
A autora explica que esse tipo de violência é tipicamente masculino, sendo a minoria dos casos cometidos por mulheres. Justifica que é pelo fato de o homem ter um sentimento de posse em relação a companheira, pressupondo que ela lhe deve alguma obrigação. Claro que esse pensamento é retrogrado, pois desde 1988 a mulher igualou-se ao homem perante a lei. Esta claro que a mulher submissa se torna vulnerável ao crime passional além de sofrerem violência doméstica como estupro e espancamento. Na maioria dos casos os homens homicidas tem mais de 30 anos, idade em que costumam ficar mais inseguros em relação a parceira principalmente se ela for mais jovem do que ele. Diz ainda que os homicidas não admitem a traição.
A AUTORA AFIRMA QUE O CRIME PASSIONAL SÓ ACABARÁ QUANDO OS HOMENS RECONHECEREM QUE A MULHER TEM OS MESMOS DIREITOS E PODERES."

Fonte: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_43222.html  (com algumas correções ortográficas)

Palestra Sobre Lavagem de Dinheiro - Prof. Andrea Castaldo

No dia 14 de setembro as 19h realizou-se na Assembléia Legislativa de São Paulo, a palestra "Dinheiro Sujo".
O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Fernando Capez, com a presença ilustre do Jurista Damásio de Jesus. O palestrante, Dr. Andrea Castaldo é italiano e editou recentemente um livro sobre o tema.
Houve mais de uma hora de atraso para o início da palestra, o orador falou por aproximadamente vinte minutos, foi pouco esclarecedor, na opinião desta expectadora.
O brilho da noite ficou por conta do professor Damásio que ilustrou muito bem a questão, discorrendo de forma elucidativa sobre o assunto.

Adriana Cecilio Marco dos Santos

Artigo: A Balança e a Espada - Prof. Fábio Konder Comparato

http://www.oabsp.org.br/noticias/2010/08/27/6376

O professor Fábio Konder Comparato é Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Doutor Honoris causa da Universidade de Coimbra.

É sempre uma ótima leitura, aproveite!

Seminário Ministério Público e Política

Congresso Internacional de Direito e Economia

O Fundador e Presidente emérito da Academia Internacional de Direito e Economia, um dos juristas mais respeitados do Brasil e reconhecido internacionalmente, autor de inúmeros obras exponenciais para o estudo do direito, Advogado, Professor, Dr. Ives Gandra da Silva Martins.

O Presidente da Academia Internacional de Direito e Economia, ex-desembargador, professor, doutrinador e jurista, Dr. Ney Prado.
(Ao fundo o prestigiado professor Renato Ferrari).

Comentários sobre o Seminário de Prevenção a Tortura

Mesa de Abertura do Evento:
(Da esquerda para direita)

- Sra. Julia Neivas (Conectas)
- Dr. Leonardo de Sicca (Presidente da AASP)
- Dr. Oscar Vilhena Viera (Conectas)
- Dr. Carlos Veiss (Defensor Público)
- Dr. Eduardo Dias (Procuradoria Geral de Justiça)
- Dr. Luciano Losekann (Conselho Nacional de Justiça)
- Dr. Gustavo Hungaro (Secretário Adjunto da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo).

Foram um total de 4 painéis, após as exposições abriram para perguntas do público presente.

O evento teve o condão de aprofundar a discussão sobre o Protocolo Facultativo da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e Mecanismos Preventivos Nacionais.

O tema é realmente muito interessante, quem desejar maiores informações pode entrar em contato com os institutos organizadores do evento: Conectas, Ilanud e APT (Associação Provenção a Tortura).
http://www.conectas.org/index.php/Home/index
http://www.ilanud.org.br/
http://www.ilanud.org.br/

Congresso da Academia de Direito e Economia

Prezados, 

Tive a grande alegria de participar deste maravilhoso evento.

A qualidade ímpar dos palestrantes é sempre o grande diferencial, a produção intelectual a cada painel é um ganho sensível à todos os presentes.

O Presidente Emérito da Academia o festejado Professor Doutor Ives Gandra Martins e o Presidente atual, o eminente Jurista ex-desembargador Dr. Ney Prado, pautam-se nitidamente pelo desejo de fomentar melhorias na sociedade através destes encontros, reunindo as mentes mais brilhantes do universo jurídico e econômico com vistas a produzir soluções para as problemáticas sociais mais latentes.

Em breve postarei fotos do evento.

Adriana Cecilio Marco dos Santos

Sites muito interessantes:

Instituto dos Advogados de São Paulo, há diversos cursos divulgados neste site:

http://www.iasp.org.br/wp/


Movimento Brasil Eficiente

http://movimentobrasileficiente.wordpress.com/

Canal do STF OFICIAL - ASSISTA OS VÍDEOS DO PLENÁRIO

http://www.youtube.com/user/STF

Muito interessante este site, há diversos vídeos disponíveis, aproveitem!

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO MARIA AUGUSTA SARAIVA

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO MARIA AUGUSTA SARAIVA

A Comissão da Mulher Advogada da OAB SP prorrogou para 20 de outubro as inscrições para o IX concurso de Monografia " Prêmio Maria Augusta Saraiva", realizado em parceria com a Editora Saraiva.

O tema desta edição do prêmio é “Adoção por Casais Homossexuais”. O prêmio tem apoio do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Podem participar advogados e estagiários inscritos na OAB SP. As monografias devem ser inéditas e entregues pessoalmente ou por correio na Sede Administrativa da OAB SP – Rua Anchieta, 35 – 1º andar, São Paulo-SP, CEP 01016-900.

Fonte: http://www.oabsp.org.br/noticias/2010/09/10/6415

FENALAW

http://www.fenalaw.com.br/

Este ano a edição da Fenalaw será em São Paulo, o evento parece bem interessante visitem a página para verificar as atividades e atrações.
 
© Adriana Cecilio - Advocacia - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: ID Serviços.
Agilidade, Eficiência e Transparência.
imagem-logo